Amazonas

Dor crônica atinge 20% dos adultos brasileiros e exige abordagem multidisciplinar, alertam especialistas

MANAUS (AM) – A dor crônica, sintoma invisível e muitas vezes de difícil diagnóstico, é um problema grave de saúde pública que afeta cerca de 20% dos adultos no Brasil. Esse desconforto persistente impacta diretamente na qualidade de vida, prejudicando o sono, o humor, as relações sociais e a capacidade produtiva dos pacientes.

Especialistas explicam que a dor crônica é aquela que dura mais de três meses e que sua complexidade está associada a fatores físicos, emocionais e sociais. Segundo a médica ortopedista e traumatologista Caroline Brum, o problema ainda é subdiagnosticado e subtratado na maioria porque a formação médica tradicional aborda pouco esse tema.

Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp

“Muitos profissionais não recebem o preparo adequado para compreender os mecanismos complexos da dor persistente, como a sensibilização central. Por isso, acabam recorrendo apenas a tratamentos paliativos e medicamentosos, que muitas vezes não são eficazes”, disse.

A especialista enfatiza a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da dor crônica, envolvendo não apenas avaliação médica, mas também fisioterapia, psicologia, terapias complementares e educação do paciente. “A empatia entre profissional de saúde e paciente contribui para a formação do vínculo, promove acolhimento e aumenta a adesão ao tratamento”, disse.

Além do impacto físico, a dor crônica afeta o bem-estar mental dos pacientes. Muitas pessoas que convivem com essa condição tendem ao isolamento, perda de produtividade, dependência, ansiedade, depressão e baixa autoestima, gerando um ciclo vicioso difícil de quebrar.

Para enfrentar o problema, os especialistas recomendam um cuidado integrado e individualizado que vai além da simples prescrição de remédios. “Os tratamentos devem considerar o paciente como um todo, com reabilitação e intervenções específicas para a mente e o corpo”, finaliza a médica Caroline.

Aula inaugural

O ortopedista e traumatologista, especialista no tratamento de doenças da coluna, osteometabólicas, dor e qualidade de vida e a ortopedista Caroline Brum, especialista em cirurgia de mão, foram os palestrantes na aula inaugural da Academia de Cursos Médicos (APM), que acontece nesse sábado (9), em Manaus.

LEIA TAMBÉM

 

 

Redação - Jirau News

Recent Posts

Greve de motoristas é suspensa após promessa de pagamento até as 16h

MANAUS (AM) - O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviários de Manaus e…

2 dias ago

MPF pede bloqueio de recursos do AM por omissão em ações contra tortura

MANAUS (AM) - O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que o Estado do…

3 dias ago

Trabalhadores anunciam greve de ônibus em Manaus

Manaus (AM) – Os trabalhadores do transporte público de Manaus decidiram entrar em greve nesta…

3 dias ago

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários-mínimos

BRASÍLIA (DF) - Após cerca de 48 horas de obstrução do funcionamento dos plenários pela…

3 dias ago

Oposição desocupa Senado sem acordo para impeachment de Moraes

BRASÍLIA (DF) - A oposição no Senado desocupou a mesa diretora da Casa na manhã…

3 dias ago

A crise da inteligência: como o cinema de super-heróis está subestimando o público

O recente lançamento de dois dos blockbusters mais aguardados do ano, "Quarteto Fantástico: Primeiros Passos"…

3 dias ago

This website uses cookies.