Publicidade
Manaus

Em Manaus, praia da Ponta Negra é interditada devido à estiagem

A interdição foi anunciada pelo prefeito David Almeida no início da manhã desta terça-feira (17)

(Foto: Del Lima)

MANAUS (AM) – A praia da Ponta Negra será interditada para banhistas a partir desta quarta-feira (17) após o Rio Negro ultrapassar a cota mínima de segurança, estabelecida em 16 metros. A interdição foi anunciada pelo prefeito David Almeida no início da manhã.

De acordo com a medição feita pelo Porto de Manaus, nesta quarta, o Rio Negro atingiu a marca de 15,77 metros na capital amazonense.

A descida do rio Negro tem sido vistoriada por órgãos de segurança durante a vazante deste ano, visando para dar segurança aos banhistas que frequentam a praia do complexo turístico Ponta Negra. Nessa terça-feira (10), o rio Negro está na marca de 17,47 metros, conforme medição no porto de Manaus.

Em 2023, a praia foi interditada no dia 2 de outubro por medida de segurança, quando o rio chegou em uma cota de segurança mínima, de 16 metros, atendendo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

O TAC resultou na adoção de normas de uso da praia perene e estabeleceu uma cota de segurança mínima aos banhistas, para entrada no rio, a partir de laudos de especialistas. Antes de novas medidas, a Prefeitura de Manaus está adotando mecanismos de vistoria, análise e medição da praia com os bombeiros e SGB.

A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos ou relatórios comprovarem que a praia se encontra imprópria para o uso dos banhistas.

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais