Publicidade
Eleições

Manaus tem 834 registros de candidaturas para eleições

Em Manaus, sete nomes concorrem à Prefeitura (Foto: Divulgação/Redes sociais)
Em Manaus, sete nomes concorrem à Prefeitura (Foto: Divulgação/Redes sociais)

MANAUS (AM) — A Justiça Eleitoral do Amazonas registrou um total de 7.906 pedidos de candidatura para as eleições municipais de outubro, que incluem as vagas para vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. O prazo para o registro presencial encerrou às 19h desta quinta-feira (15). O registro virtual terminou às 8h.

De acordo com dados atualizados na plataforma DivulgaCand, gerida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado conta com 7.489 pedidos para o cargo de vereador e 208 para cargo de prefeitos. No estado há 62 prefeituras em disputa.

Na capital, Manaus, houve 834 registros. O município conta com sete candidatos concorrendo à prefeitura: Amon Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União), Wilker Barreto (Mobiliza), Marcelo Ramos (PT) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), 820 candidatos se inscreveram para disputar uma das 41 cadeiras, sendo que 37 deles buscam a reeleição.

Ao nível nacional, foram registrados 451.988 pedidos de candidaturas, com 15.341 para prefeitos, 15.415 para vice-prefeitos e 421.232 para vereadores. A análise dos registros será realizada pelos juízes das zonas eleitorais locais, podendo ocorrer contestações por parte de adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Questões como o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) também podem impactar a elegibilidade.

O primeiro turno das eleições está agendado para o dia 6 de outubro. Em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura obtenha mais da metade dos votos válidos no primeiro turno, o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro.

A propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira (16), um dia após o término do prazo para registro de candidaturas. Os candidatos podem realizar carreatas, comícios e panfletagem entre 8h e 22h, além de veicular anúncios pagos na imprensa e na internet. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão terá início em 30 de agosto e se estenderá até 3 de outubro.

LEIA TAMBÉM:

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais