Publicidade
Manaus

Não adianta 1 milhão de brigadistas se não param de atear fogo, afirma Ibama

fumaça em Manaus 27 de agosto de 2024
(Foto: Del Lima)

MANAUS (AM) – O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, afirmou ao Jirau News que “não vai adiantar ter um milhão de brigadistas se os produtores rurais não pararem de atear fogo na floresta”. A maioria dos focos de incêndio ocorrem no sul do Estado, na fronteira com Rondônia e Acre.

Os incêndios na Amazônia têm alastrado fumaça sobre o restante do País. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre segunda-feira (26) e esta terça-feira (27), seis municípios do Amazonas estão no topo de incidências de queimadas, no total de 577 focos de incêndios. O município de Apuí foi o que mais apresentou focos de incêndio, com 142.

Municípios com maior quantidade de queimadas – Fonte Inpe

O superintendente informou que o governo federal prepara uma força tarefa em que o Amazonas será objeto dessa ação, mas esclarece que todas as ações nunca serão suficientes se os produtores rurais não forem cobrados pelos órgãos estaduais e municipais de controle, com orientações e multas.

Atuação da brigada

Na próxima semana, o Ibama deve reforçar a equipe com 40 brigadistas, que serão 160 no total. Segundo Joel Araújo, a equipe dispõe de viaturas e carro pipa que ajuda no combate aos incêndios florestais.

As equipes atuam nos municípios de Humaitá, com 15 brigadistas no Projeto de Assentamento Maria Auxiliadora; Manicoré, na Terra Indígena Tenharim Marmelo com 35 brigadistas; Apuí, no Projeto de assentamento Aripuanã Guariba, com 25 brigadistas e Brigada Ponto Emprego no município de Apuí com 14 brigadistas devido a atual situação de emergência no local; Autazes, na Terra Indígena Recreio São Félix com 21 brigadistas.

Fumaça em Manaus

A concentração de PM2,5 em Manaus é atualmente 21,4 vezes maior que o valor anual recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a qualidade do ar. No medidor que vaira de “bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, insalubre, muito insalubre e Perigoso, Manaus apresenta área consideradas muito insalubres.

Esta é a sexta vez que a fumaça encobre Manaus, e terceira semana deste mês foram registrados cinco dias de forte fumaça sobre a cidade. Nos bairros Parque 10, São Lázaro, Dom Pedro, são os que apresentam maior quantidade de poluição do ar, conforme os medidores do IQAir.

Qualidade do ar em Manaus – IQAir

A recomendação é que as pessoas evitem exercícios ao ar livre, feche as janelas, se possível, usar purificador de ar e se tiver de sair de casa, usar máscara.

No Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), os dados sobre a qualidade do ar são piores. A marcação apresenta 15 áreas em que a qualidade do ar é péssima.

Qualidade do ar em Manaus – Fonte Selva

LEIA TAMBÉM

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais