Publicidade
Geral

Novo aplicativo reforça monitoramento e combate a incêndios no AM

O sul do estado do Amazonas é onde se concentra o maior números de incêndios florestais (Foto Marizilda Cruppe Greenpeace)
O sul do estado do Amazonas é onde se concentra o maior números de incêndios florestais (Foto Marizilda Cruppe Greenpeace)

MANAUS (AM) — O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), lançou, nesta segunda-feira (3), o aplicativo Infire para ampliar o monitoramento estratégico de incêndios no estado. O lançamento ocorreu durante a entrega de viaturas, materiais e equipamentos para a Operação Aceiro 2024, com a presença do governador Wilson Lima.

O Infire permitirá o acompanhamento detalhado de áreas com maiores focos de incêndio e o registro de ocorrências para compor um banco de dados. Além disso, oferecerá informações sobre bases operacionais da corporação, lotação de efetivo, viaturas e equipamentos por área.

Segundo o governador, o aplicativo complementa a estrutura já existente no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e em outros órgãos relacionados ao combate ao desmatamento. As informações registradas no Infire serão processadas na sala de situação do CBMAM, permitindo o mapeamento da gravidade das ocorrências e a definição das estratégias de atuação.

“Fizemos um estudo com base nas necessidades que foram apresentadas, no ano passado, pela ocasião da grande quantidade de fumaça, e o Infire veio para fazermos esses dados e registro desses dados no local da ocorrência, de modo que tenhamos essas informações em tempo real na sala de situação”, explicou o criador do aplicativo Infire, 1º Tenente-Coronel Gama.

Operação Aceiro

A Operação Aceiro 2024 mobiliza 60 militares do CBMAM, 14 veículos — incluindo quatro novos — e equipamentos de proteção e uso individual. Esta operação abrange 12 municípios do sul do Amazonas e da Região Metropolitana de Manaus (RMM), com atuação planejada ao longo do período do verão amazônico.

Os municípios contemplados nesta primeira fase da operação são: Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes. A Operação Tamoitatá envolve diversos órgãos, incluindo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Polícia Civil, a Defesa Civil do Amazonas, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Governo lança canal de Whatsapp para combater desinformação

Jirau News

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais