MANAUS (AM) – Dos oito deputados federais da bancada do Amazonas, apenas o deputado Silas Câmara (Republicanos) votou a favor do texto-base que deixou de fora pontos que protegiam a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM). A PLP 68/2024, que trata do tema, agora segue para o Senado.
Ficou de fora do texto, a proposta que pedia a inclusão na vantagem comparativa de IPI dos produtos que já tiveram projeto de implantação aprovado pela Suframa, mas ainda não iniciaram a produção. Sem a mudança, os novos produtos fabricados na Zona Franca podem não ter vantagem comparativa.
Também não consta a mudança apresentada sobre o crédito presumido para operações internas do comércio na Zona Franca que, na prática, fará com que o setor do Amazonas tenha de pagar mais impostos.
Nas redes sociais, o deputado Silas Câmara foi criticado por votar a favor do texto que prejudica a ZFM.
“Só usa a igreja para ganhar votos, sempre é do contra. Tomara que o pessoal nunca vote em você novamente”, disse um eleitor. Outra pessoa perguntou porque ele “foi o único que votou a favor da PL que prejudica a ZFM?”.
Sem responder os questionamentos, uma eleitora disse que o deputado “apaga os comentários para não ser cobrado”.
Os comentários criticando o deputado foram em publicações feitas por Silas durante o dia de intensos debates e articulações na Câmara, em Brasília. Nas publicações, o deputado da bancada do Amazonas faz apenas alusão a ações dele sob o comando da Frente Parlamentar Evangélica (FPE).
No dia mais importante para o Amazonas na Câmara dos Deputados, Silas fez uma publicação afirmando ser o “melhor dia do mês”, mas quem pensava que ele se referia à defesa da Zona Franca no Congresso, se enganou.
Das nove publicações feitas pelo deputado no Instagram no dia da votação, oito foram sobre culto na Câmara e um sobre reunião de pauta na Comissão de Comunicação da Casa Legislativa.
O JIRAU NEWS perguntou ao deputado o motivo dele votar na contramão da bancada do Amazonas e sobre as críticas dos eleitores por “usar a religião somente para ganhar votos”. Em resposta, o deputado encaminhou um link de um vídeo de sua conta no Facebook afirmando ser a favor da Zona Franca.
“Jamais estarei contra o estado do Amazonas, e especificamente contra a nossa Zona Franca, não é por um acaso que estou há 28 anos lutando pela manutenção da ZFM sendo autos de PEC’s, PL’s e sempre alerta pelo bem do nosso povo e do nosso estado”, disse.
*Matéria atualizada para acrescentar a resposta do deputado Silas Câmara.
LEIA TAMBÉM