MANAUS (AM) – O evento Summer Eletrohits vol.10, que tem sua décima edição já com data marcada para o dia 14 de setembro, sai das casas noturnas undergrounds em Manaus e começa a ganhar cada vez mais espaço fixo na agenda cultural da cidade e dos frequentadores. O local escolhido então para celebrar dez edições de sucesso e sediar toda essa festança foi o Via Torres, localizado na Av. Visconde de Porto Seguro, s/n, pensando em abrigar um número significativo de “summers”, como carinhosamente são chamados os frequentadores da festa.
“A cada ano a Summer tem nos surpreendido na quantidade de público, hoje, sabemos que temos pessoas desde abaixo dos 25 anos até adultos de 40, 45 anos ou mais… É um desafio conseguir agradar grupos tão diferentes, mas ao mesmo tempo uma grande realização. Sempre quis que a festa pudesse ser um local que minha mãe também pudesse frequentar por exemplo, inspirada no sucesso que foi a geração eletrônica dos anos 80,90 e 00s, e fico feliz de podermos abraçar mais pessoas ainda nessa edição”, disse Luana Aleixo, idealizadora e DJ residente do evento.
Por isso a necessidade de buscar um local onde todos pudessem se sentir à vontade para curtir a noite inteira. “A summer é uma festa quente, porque as pessoas estão o tempo todo dançando, pulando e se movimentando. A gente já espera isso, e nosso público vai feliz mesmo assim. Dessa vez, queremos proporcionar uma experiência ainda mais agradável transformando o espaço do Via Torres numa verdadeira boate a céu aberto!”, disse Luana.
A festa, que surgiu ainda em 2022 veio exatamente com a proposta de resgatar a atmosfera nostálgica dos anos 2000, não só para as pessoas que viveram a época como jovens adultos, mas principalmente para os manauaras que frequentaram as baladas da era, como “Crocodilo’s”, “Café Cancun” e “Mazika Hall”, casas noturnas que fizeram sucesso e marcaram gerações, além da turma que ouvia os hits e partilhava das coreografias nos shoppings e parques da cidade. Pensando nisso, além dos DJs residentes que já marcaram história nas festas LGBTQIA+ em Manaus, teremos a participação do DJ Luciano Matheus, um dos responsáveis por tocar e difundir o eurodance na noite manauara.
COLETÂNEA DE SUCESSO
“Essa nostalgia toda tem nos permitido brincar e nos divertir bastante realizando a festa. Eu sempre digo que a melhor parte do evento é como as pessoas se dedicam à voltar no tempo: as roupas, os acessórios… parece que voltamos pra uma época não só pela estética, mas porque tudo era muito mais simples. A energia da pista de dança é exatamente essa, e somado a decoração de CDs, rádios com antenas, pulseirinha neon… faz todo mundo se sentir em casa e confortável o suficiente para serem o que quiserem ser”, relata Maria Paula Santos, produtora da festa.
O evento é inspirado na coletânea “Summer Eletrohits”, que também teve um papel significativo ao popularizar a música eletrônica no Brasil, por meio de uma série musical que compilou hits de sucesso de DJs e produtores renomados na época, tornando-se uma referência para os fãs do gênero. As coletâneas ajudaram a disseminar novas tendências e sons, além de democratizar o acesso à música eletrônica, que antes era mais restrita a nichos específicos.
É também uma maneira de relembrar o passado, na época em que o público alvo era adolescente e frequentava as matinês, eventos para jovens que aconteciam regularmente nas boates e casas de shows da cidade. Mas também uma forma de se conectar a novas gerações, para conhecerem um tipo diferente das baladas comuns por aí, onde todos vibram na mesma sintonia e conhecem as letras inteiras do hits tocados.
“A mágica da summer não está nas músicas tocadas ou nos remixes feitos, mas sim na galera que frequenta. A festa é pra eles, é sobre eles, e por isso ela é o sucesso que é. Sem dúvidas é o melhor front para o qual já toquei!”, afirma a idealizadora.
Vale ressaltar que a festa já fez tanto sucesso que ainda no ano de 2024 aconteceu uma edição em Boa Vista (RR), para comemoração do aniversário da Dj Estrela, e a organização já se prepara para levar a festa amazonense ao sul e sudeste do país também.
OS DJs residentes da Summer
LLLuaninha: iniciou na discotecagem em 2009, entre um show de rock e outro. A brincadeira foi dando certo e em 2011, começou a produzir seus próprios eventos. Entre 2012 e 2013 integrou o coletivo Undergrounder Prod, focado na difusão da música eletrônica independente. Desde então vem exercitando essa pluralidade musical em blocos de carnaval, fritinhos, festivais de rua e pistas pesadonas. Participou do festival Passo a Paço de 2016 e 2017 e do Festival Até o Tucupi em 2012. Atualmente tem se dedicado à pesquisa na música eletrônica e realizado trocas com diversos coletivos e produtoras locais, sendo residente do coletivo Banana Frita.
Nairle: DJ e artista amazonense, Nairle vivencia a música, dando início no seu projeto em 2019 após uma oficina de discotecagem local, ingressando na cena e ocupando as pistas de diversos eventos, onde explora uma vasta pesquisa musical, passando de brasilidades até o techno. Durante o seu tempo de carreira participou de eventos em locais como Augusta Haus, Curupira Mãe do Mato, Feira Tupissai, K4 Lounge. Sendo residente de festas como: Summer Eletrohits, Dale e Toca+, além de, compor line-ups como Bloco da Tereza, Pimenta com Sal, Infecta e 502 Room, e abrir para as atrações nacionais como: banda Zimbra (Santos), banda Chico e o Mar (BH), Cyberkills (SP)
Pedro Abreu: Popularmente conhecido como Peter, é um DJ e produtor musical cuja carreira iniciou em 2010, participando de pequenos eventos e logo se tornou referência devido ao seu alto conhecimento musical, que vai desde clássicos dos anos 90 e 2000 até os lançamentos mais recentes do cenário nacional e internacional. Ao decorrer dos anos já se apresentou em diversos eventos conhecidos na cidade, como: grandes blocos de carnaval como o X-Cabloquinho e FERVO, festas temáticas como a Popsicle, eventos públicos como Maratona Internacional de Manaus, Inauguração do Pier do Mirante Lúcia Almeida e teve destaque ao ser o DJ principal no Réveillon da Cidade de Manaus em 2022.
LEIA TAMBÉM