Política

TCE-AM cobra David Reis sobre falta de transparência em orçamento da prefeitura

Manaus (AM) – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) entrou em cena para investigar a falta de transparência no trâmite do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 da Prefeitura de Manaus, após uma representação bombástica apresentada pelo vereador José Ricardo Wendling (PT).

O parlamentar acusa a Câmara Municipal de Manaus (CMM), comandada por aliados do prefeito David Almeida (Avante), de atropelar a legislação e ignorar a participação popular, ao avançar com a LDO sem a realização de audiências públicas obrigatórias.

A denúncia foi protocolada no dia 9 de junho de 2025 e aponta “possível afronta aos princípios da transparência e da participação popular”, violando leis como a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Estatuto da Cidade e até a Lei de Acesso à Informação.

Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp

Na decisão divulgada nesta segunda-feira (16), o relator do caso, conselheiro-substituto Luiz Henrique Pereira Mendes, destacou que, diante da gravidade dos fatos, a CMM deve se manifestar em até cinco dias úteis. “Acautelo-me, neste primeiro momento, quanto à concessão da medida cautelar, entendendo que, antes da apreciação do pedido, a Câmara Municipal de Manaus necessita ser ouvida”, escreveu o relator.

A decisão ainda reforça que, havendo urgência e risco de prejuízo ao interesse público, o TCE-AM pode intervir diretamente nos atos do Legislativo. “O Tribunal Pleno, a Presidência ou o Relator […] poderá, de ofício ou mediante provocação, adotar medida cautelar”, diz o despacho, citando a Resolução nº 03/2012.

José Ricardo quer que a LDO de 2026 seja devolvida ao Executivo até que as audiências públicas sejam realizadas, garantindo que a população tenha voz no planejamento orçamentário de Manaus. O parlamentar classificou a manobra como “uma afronta à democracia e ao povo de Manaus”.

LEIA TAMBÉM

Aldizangela Brito

Recent Posts

Ativista denuncia ‘desmonte’ das Secretarias da Mulher e da Juventude em Manacapuru

MANACAPURU - A aprovação do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 em Manacapuru, encaminhado pela prefeita de Manacapuru, Valciléia…

2 dias ago

Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou o fornecimento do medicamento Mitotano a pacientes…

3 dias ago

Limpeza profunda nas férias coletivas atrai empresas em Manaus

(MANAUS) - Com a aproximação das férias coletivas e recessos de fim de ano, empresas…

3 dias ago

Clubinho do Circular promove tardes de lazer educativo para crianças em janeiro

(MANAUS) - As férias escolares são o momento perfeito para transformar o tempo livre das…

3 dias ago

Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis por contaminação de bactéria

Brasília - Uma medida da Anvisa (Resolução 32/2026), publicada nesta quarta-feira (7), determinou a proibição da…

4 dias ago

Música e gastronomia movimentam o fim de semana em Manaus

(MANAUS) - Para quem gosta de começar o fim de semana mais cedo, o Plaza…

5 dias ago

This website uses cookies.