SÃO PAULO (SP) – O Tribunal Penal Internacional está buscando emitir mandados de prisão para Yahya Sinwar, líder do Hamas, e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. Eles enfrentam acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados aos ataques ocorridos em 7 de outubro e à subsequente guerra em Gaza.
A informação foi divulgada pelo promotor-chefe do tribunal, Karim Khan, durante entrevista à CNN, nesta segunda-feira (20).
Esta é a primeira vez que o TPI tem como alvo o principal políticos israelenses, líder de um aliado próximo dos Estados Unidos. A decisão coloca Netanyahu na companhia do presidente russo Vladimir Putin, para quem o TPI emitiu um mandado de prisão devido à guerra de Moscou contra a Ucrânia.
Em abril deste ano, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou uma resolução em que pede a responsabilização de Israel por “possíveis crimes de guerra” na Faixa de Gaza. Desde o início dos ataques de Israel contra a Faixa de Gaza, que já resultou na morte de 35.400 pessoas.
Mundo
(*) Com informações da CNN