Manaus – O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana (STTRM) confirmou que os motoristas e cobradores do transporte coletivo entrarão em greve a partir da 0h de terça-feira (26). A decisão foi aprovada em assembleia-geral realizada na sexta-feira (22) e anunciada oficialmente neste sábado (23).
Segundo o sindicato, a paralisação ocorre devido aos atrasos recorrentes no pagamento dos salários, o que tem causado prejuízos diretos aos trabalhadores e suas famílias. A greve será por tempo indeterminado.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp
“Os trabalhadores estão sendo desrespeitados. Estamos abertos à negociação, mas precisamos de soluções urgentes. Não dá mais para trabalhar sem garantias mínimas”, afirmou a diretoria do STTRM, em nota.
Para tentar minimizar os impactos à população, o sindicato enviou um ofício ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), solicitando que 50% da frota de ônibus continue circulando durante a greve. O objetivo é manter, ao menos, o serviço essencial funcionando nos horários de pico.
A reportagem procurou o Sinetram para comentar a situação, mas ainda não houve posicionamento até a publicação desta matéria.
Segundo alerta
Esta é a segunda vez em pouco mais de um mês que a categoria ameaça entrar em greve devido à falta de pagamento de salários. No dia 2 de julho, os trabalhadores também alegaram atrasos nos salários e chegaram a parar alguns veículos, o que afetou algumas linhas de ônibus, segundo relatos de passageiros.
Na ocasião, a Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, amuniciou que a paralisação havia sido suspensa após tratativas entre o Sinetram e o Sindicato dos Rodoviários.
LEIA TAMBÉM