MANAUS (AM) – A rede pública do Amazonas teve apenas 36 notas com valores entre 950 e 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que foi divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Na região Norte, o vizinho, Pará, foi o que apresentou a maior quantidade de notas entre 950 e 980 (295) em redação. As notas entre 980 e 1000 na rede pública, o Pará obteve 14 notas.
Entre as redações com notas entre 980 e 1000, os estudantes da rede pública de ensino sob o comando do governo de Wilson Lima (União), teve zero nota com esses valores. O Acre e Roraima também tiveram zero notas entre 980 e 1000. Apenas a rede pública de Minas Gerais teve nota 1.000 em redação.
Questionado pelo JIRAU NEWS sobre os dados completos com as médias de desemprenho de cada Estado, o Inep informou que as médias de desempenho dos participantes do Enem 2024 serão disponibilizados na Sinopse Estatística e nos Microdados da edição. “A previsão é que os arquivos sejam publicados até 30 de junho de 2025”, informou o Instituto.
Participe do canal do JIRAU NEWS no WharsApp
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
LEIA TAMBÉM